Tratamentos
Otoplastia
Otoplastia
A otoplastia é realizada através de pequena incisão atrás da orelha que possibilita o remodelamento da cartilagem e aproximação da orelha ao crânio, o que restaura parâmetros estéticos desejáveis e ângulos céfalo-auriculares menores e mais agradáveis.
É a cirurgia plástica mais realizada em pacientes em idade escolar, pois é nesta faixa etária que há maior estigmatização e danos psicossociais associados à malformação mais comum das orelhas: orelhas proeminentes. Mais do que puramente estético, essa cirurgia é capaz de promover bem-estar e melhorar a autoestima de crianças e adultos.
Aspectos Gerais
- Pode ser realizada a partir dos 7 anos de idade.
- A anestesia pode ser local com sedação venosa ou geral.
- A cirurgia dura, em média, 1 a 2 horas.
- A permanência no hospital é curta, dependendo da anestesia e conforto do paciente, de até 12 horas.
- O pré-operatório consiste em exames de laboratório, cardiológicos e de imagem, e arquivos fotográficos.
- O pós-operatório requer curativo em orelhas por 2 a 7 dias e uso de faixa de otoplastia por até 30 dias, para dormir.
- O tempo de recuperação é de 7 a 10 dias;
- O resultado final pode ser visto entre 1 a 3 meses.
Realizar minha consulta
Dúvidas Frequentes
A cirurgia plástica, qualquer que seja, está indicada ao paciente que tem incômodo estético e funcional com aquele atributo. Para os pais, é particularmente difícil decidir se seu filho precisa ou não fazer cirurgia. O que indico aos meus pacientes é a comunicação ativa e não violenta, identificando se as orelhas aumentadas ou malformadas incomodam o(a) filho(a), se eles usam artifícios para esconder, se estão faltando aula ou com dificuldade em socialização devido a bullying ou problemas associados às orelhas.
Com 5 anos de idade, o pavilhão auricular já criança já atingiu 80% do tamanho que terá quando adulto, de modo que já pode ser feita a otoplastia. No entanto, devido a autopercepção como indivíduo e maturidade necessária para desejar realizar a cirurgia, além de respeitar os cuidados locais, a cirurgia deve ser realizada após 7 anos de idade. Não há idade limite.
Depende do tipo de cirurgia utilizada. Há casos em que não é necessário corte externo, de modo que não fica qualquer cicatriz. Na maioria dos casos, no entanto, uma pequena incisão escondida no sulco retroauricular (atrás da orelha) é realizada, e a cicatriz fica muito discreta.
Repouso relativo em casa na primeira semana; manter a faixa de otoplastia protegendo as orelhas continuamente nos primeiros 2 a 7 dias, e após apenas à noite, para dormir; evitar sol e calor; não realizar atividade física por até 30 dias; não apoiar óculos sobre as orelhas por até 90 dias; não usar tóxicos ou tabaco; seguir às recomendações médicas adequadamente e comparecer aos retornos em tempo determinado.