Tratamentos
Cirurgia Nasal Funcional
Cirurgia Nasal Funcional
É a cirurgia realizada dentro do nariz para corrigir desvio de septo, hipertrofia de conchas ou cornetos, sinusite com ou sem pólipos independentemente da estética nasal.
Pode ser realizada isoladamente ou em combinação com a rinoplastia ou cirurgia nasal estética.
Aspectos Gerais
- Feita por via endonasal, com uso de ótica (endoscópio), sem cortes ou pontos visíveis.
- A anestesia utilizada é geral.
- Duração de 1 a 2 horas em média.
- A permanência no hospital é curta, de até 12 horas a depender da anestesia e conforto do paciente.
- O pré-operatório consiste em exames de laboratório, cardiológicos e de imagem.
- O pós operatório requer cuidados locais e lavagem nasal. Nenhuma cicatriz resulta deste procedimento.
- O tempo de recuperação é de 7 a 10 dias e o tempo para ver o resultado final pode variar de 30 a 45 dias (tempo de diminuir edema ).
Realizar minha consulta
Dúvidas Frequentes
O septo nasal é a estrutura responsável por dividir as duas narinas, e é formado por cartilagem, chamada de cartilagem quadrangular, e ossos, precisamente o vômer, o etmoide, a crista maxilar e a crista palatina, que são recobertos por mucosa dos dois lados. Essa estrutura tem papel fundamental na formação e sustentação do nariz, e tem seu crescimento completo com o crescimento da face, cerca de 16 anos nas meninas e 17 anos nos meninos.
Os sintomas mais frequentes associados ao desvio do septo nasal são: obstrução nasal constante, unilateral ou bilateral, sinusites de repetição, roncos e respiração oral, ou deformidade estética nasal. Muitas pessoas têm desvio e não sentem nada disso, então a indicação cirúrgica deve ser individualizada e considerar seus benefícios.
A rinite é a inflamação da mucosa nasal após exposição a algum agente irritativo, e pode ser de origem alérgica ou não alérgica. Como a cirurgia nasal funcional é capaz de melhorar obstrução nasal, sinusites de repetição e prejuízo no olfato, em muitos casos pode ser suficiente para não haver mais queixas nasais, porém não prevê a cura definitiva da rinite.
Muitos são os benefícios associados a cirurgia nasal funcional, entre eles: melhora da respiração (passagem do ar pelo nariz), diminuição de crises de rinite e sinusite, melhora da qualidade do ronco, melhora da apneia do sono, quando presente, melhora do olfato, diminuição de sangramento nasal e melhora da prática de atividade física.