Tratamentos
Blefaroplastia
Blefaroplastia
A cirurgia plástica das pálpebras, ou blefaroplastia, consiste na retirada do excesso de pele e de gordura, tratando a flacidez e reposicionando bolsas palpebrais, o que resulta em uma aparência mais jovial e reduz interferências na visão, quando presentes.
Pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas, a depender das necessidades de cada paciente.
Aspectos Gerais
- Pode ser feita a partir da idade adulta, normalmente acima dos 40 anos.
- A anestesia utilizada é local com sedação venosa na maioria dos casos.
- Duração de 1 a 2 horas em média.
- A permanência no hospital é curta, de até 12 horas a depender da anestesia e conforto do paciente.
- O pré-operatório consiste em exames de laboratório, cardiológicos e de imagem, e arquivos fotográficos, além de exame oftalmológico.
- O pós operatório requer cuidados locais e curativos simples além de colírio para pingar nos olhos, mas sem tampão. Nenhuma ou apenas uma mínima cicatriz resulta deste procedimento, na linha do sulco palpebral.
- O tempo de recuperação é de 7 a 10 dias e o tempo para ver o resultado final pode variar de 1 a 3 meses.
Realizar minha consulta
Dúvidas Frequentes
As indicações da blefaroplastia são: excesso e flacidez de pele, presença de bolsas de gordura nas pálpebras, prejuízo no campo de visão devido ao excesso de pele.
Muito discretas, que se atenuam com o passar dos meses. Na pálpebra superior, ela fica escondida na dobra natural do sulco palpebral, enquanto que na pálpebra inferior pode não haver qualquer corte externo ou, quando necessário, também fica escondida na dobra natural da pele inferior. A cicatriz geralmente é bem fina, praticamente imperceptível, e pode ser coberta com maquiagem nos primeiros meses, quando ela ainda não clareou completamente.
Cada caso deve ser avaliado individualmente quanto às indicações cirúrgicas, porém sabe-se que a cicatrização interna (fibrose) resultante da cirurgia modifica a anatomia da região, de modo que recomenda-se aguardar o momento ideal, normalmente acima dos 38 a 40 anos, para realizar esta cirurgia pela primeira vez.
O rosto pode ficar um pouco inchado e com equimoses (manchas roxas), que geralmente regridem em até 1 semana. Compressas frias, repouso em casa, cuidados oculares adequados, evitar calor e exposição solar são cuidados essenciais para a melhor recuperação. Dor é incomum, de modo que analgésicos simples, como dipirona e paracetamol, costumam ser suficientes para eventuais desconfortos.