Tratamentos
Frontoplastia
Frontoplastia
É a cirurgia plástica realizada para melhorar a aparência e função da testa e sobrancelhas. Também pode ser chamada de lifting de testa (browlift).
Esta cirurgia consiste na correção da ptose de supercílios (sobrancelhas) através da tração de músculo e subcutâneo da testa, com pequenas incisões depois da linha capilar.
Pode ser realizada isoladamente ou associada à cirurgia de pálpebras (blefaroplastia), e o resultado é uma face mais jovial e descansada, podendo auxiliar na compensação de assimetrias de sobrancelhas.
Aspectos Gerais
- Pode ser feita a partir da idade adulta, normalmente acima dos 40 anos.
- A anestesia pode ser local com sedação venosa ou geral.
- Duração de 1 a 2 horas em média.
- A permanência no hospital é curta, de até 12 horas a depender da anestesia e conforto do paciente.
- O pré-operatório consiste em exames de laboratório, cardiológicos e de imagem, e arquivos fotográficos, além de exame oftalmológico.
- O pós-operatório requer cuidados locais simples, com higienização com água e sabão neutro. Inchaço/edema é esperado de 1 a 3 meses, porém pouco ou nenhuma mancha roxa.
- O tempo de recuperação é de 10 a 15 dias e o resultado final pode ser esperado a partir do 3º mês.
Realizar minha consulta
Dúvidas Frequentes
A frontoplastia está indicada para homens e mulheres que apresentem rugas na testa, sobrancelhas caídas ou assimétricas, e excesso de pele na pálpebra superior às custas de mal posicionamento de sobrancelhas (pseudoblefarocalase).
As cicatrizes resultantes desta cirurgia são bem discretas, e ficam escondidas no couro cabeludo.
A fronte (testa) pode ficar inchada, porém as equimoses (manchas roxas) são raras. Compressas frias, repouso em casa, cuidados adequados com o curativo, evitar calor e exposição solar são pontos essenciais para a melhor recuperação. Dor é incomum, de modo que analgésicos simples, como dipirona e paracetamol, costumam ser suficientes para eventuais desconfortos.
Há várias técnicas descritas para frontoplastia, sendo a mais tradicional a Frontoplastia Coronal, com corte maior e redução do excesso de pele na testa. A técnica que mais utilizo é a Frontoplastia com Incisão Limitada, que oferece ótimos resultados a longo prazo com menos complicações ao paciente. Existe, também, técnica com corte acima da sobrancelha, apenas, porém possui resultado mais limitado e cicatriz mais visível. É preciso entender os desejos e demandas de cada paciente para definir a técnica mais apropriada.