Tratamentos

Rinoplastia

Rinoplastia

O nariz é a região central do rosto, por isso sua forma é tão importante para a harmonia estética facial.

A rinoplastia ou plástica do nariz é a cirurgia para a correção estética e funcional do nariz, e está indicada ao paciente que se incomoda com sua aparência.

É a cirurgia facial mais realizada em todo mundo, e diversas técnicas são publicadas constantemente para adequar à complexidade do procedimento.

Aspectos Gerais

  • Pode ser realizada a partir dos 16 anos de idade em meninas e 17 anos em meninos.
  • A anestesia deve ser geral, preferencialmente. 
  • A cirurgia dura, em média, 3 a 5 horas.
  • A permanência no hospital é curta, dependendo da anestesia e conforto do paciente, de até 12 horas.
  • O pré-operatório consiste em exames de laboratório, cardiológicos e de imagem, e arquivos fotográficos.
  • O pós-operatório requer curativo nasal por 5 a 10 dias, formado por placa de aquaplast (plástico rígido), micropore, splint e pontos.
  • O tempo de recuperação é de 7 a 15 dias;
  • O resultado final pode ser visto entre 3 a 12  meses (sim, varia muito de pessoa a pessoa).
  • Nome técnico: Rinoplastia ou Rinosseptoplastia.

Aspectos Estéticos e Qualidade de Vida

Muito mais do que cuidar da aparência, a rinoplastia é uma afirmação de autocuidado e empoderamento pessoal. Há pessoas que se sentem extremamente desconfortáveis e negativamente afetadas no âmbito pessoal e profissional devido à aparência e formato do nariz. A rinoplastia não é capaz de mudar a identidade ou a personalidade de alguém, por isso é muito importante que sejam esclarecidos os desejos e expectativas de cada paciente, e compreendidas as limitações e os desafios de cada caso. Se você não gosta do seu nariz, essa cirurgia pode ser uma ótima opção para você!

Aspectos Funcionais

Com a rinoplastia, é possível corrigir obstruções nasais crônicas associadas ou não a deformidades estéticas. Em casos de laterorrinia (nariz torto), desvio de septo complexo, fratura nasal, nariz muito estreito com sinal de V invertido, ponta mergulhante (muito caída) e pós operatório que cursa com prejuízo da respiração, apenas a rinoplastia consegue restituir a principal função nasal: a passagem do ar. Deste modo, a cirurgia atuará na respiração, mas também na qualidade de sono, melhora de sintomas irritativos e sinusais, além da qualidade de vida de uma forma geral.

Realizar minha consulta

Dúvidas Frequentes

Depende do tipo de cirurgia melhor indicada para cada nariz. Alguns casos precisam de um pequeno corte na região que separa as narinas, chamada columela, e outros precisam de corte nas asas nasais, e tem outros que não requerem nenhum corte visível, apenas internos. Se forem utilizados cortes externos, os cuidados adequados garantem uma cicatriz quase imperceptível, pois a Dra. Eduarda utiliza uma técnica bastante delicada em suas cirurgias e o nariz tem uma excelente cicatrização.

Seus desejos e expectativas serão questionados para a realização da programação cirúrgica, porém, o melhor formato para seu nariz depende de estudo analítico detalhado das proporções do seu rosto, além de limitações associadas ao tipo de pele e de tratar-se de primeira abordagem ou revisional.

Dra Eduarda sempre realiza a simulação pré-operatória para mostrar ao seu paciente o resultado esperado e alinhar as expectativas, porém a simulação não é 100% pois depende de fatores inerentes à cicatrização de cada pessoa.

Repouso relativo em casa na primeira semana; não molhar nem manipular o curativo até o primeiro retorno; aplicar compressa fria em fronte nos primeiros 3 dias; lavar as narinas com soro fisiológico; evitar sol e calor, utilizando sempre um protetor solar no rosto; não realizar atividade física por até 30 dias; não apoiar óculos sobre o nariz por até 90 dias; não usar tóxicos ou tabaco; seguir às recomendações médicas adequadamente e comparecer aos retornos em tempo determinado.

Raramente. O maior incômodo se dá nos primeiros dias da cirurgia devido ao nariz mais entupido do que o normal, apesar de não ser utilizado tampão nasal. Analgésicos simples como dipirona e paracetamol costumam ser suficientes para eventuais desconfortos.

Os pontos e o aquaplast são retirados com 5 a 10 dias, de modo que no primeiro retorno você já verá as mudanças realizadas em seu nariz. O resultado final vai depender do tempo de regressão do edema facial, que varia a depender da pessoa, do acesso utilizado e dos cuidados no pós-operatório, podendo variar entre 1 mês até 12 meses para desinchar completamente.

Para mais dúvidas, consulte o instagram @draeduardamagaldi, onde há sempre conteúdos fresquinhos para você!

Agende sua consulta com a
Drª. Eduarda Magaldi

Aqui você encontrará um espaço seguro e confortável voltado a promover o seu bem-estar e a sua saúde! Não perca tempo e agende logo sua consulta clicando no ícone abaixo:

LOCAL DE ATENDIMENTO

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições